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No painel do usário clique no menu Pregão Eletrônico em uma das duas posições em que ele está situado.

Na próxima tela clique em novo.

Ao Clicar em novo surge a tela para inserir o edital.

1º Passo: Equipe do Pregão Eletrônico

O primeiro passo é cadastrar a equipe designada para o pregão eletrônico.

1) Pregoeiro: Escolha dentre os usuários cadastrados quem conforme portaria do órgão será o pregoeiro.

2) Autoridade Competente: Escolha dentre os usuários cadastrados quem é a autoridade competente do órgão. A função de homologar o processo somente estará disponível no login da autoridade competente.

3) Equipe de apoio: Escolha quem fará parte da equipe de apoio para este processo.

Escolher equipe anterior: Escolha essa função quando já houver um edital anteriormente cadastrado e você deseja repetir a equipe responsável.

Depois clique em avançar.

2º Passo: Origem dos Recursos

Sempre que um pregão eletrônico for realizdo com verbas oriundas de convênio fruto de transferência volutária da União é de suma importancia se atentar para o correto preenchimento deste tópico.

Trata-se de informação referente à Convênio com prestação de contas via SICONV – PLATAFORMA + BRASIL. A Licitar Digital esta integrada a plataforma + BRASIL para encaminhar as informações necessárias de forma automática. No entanto o preenchimento correto das informações é de responsabilidade do ente público. O preenchimento incorreto deste campo pode trazer problemas com sua prestação de contas.

Confira bem o número do Convênio antes de publicar o edital. Em caso de dúvidas faça contato com a Licitar Digital!

  1. É convênio/transferência voluntária da união? Marque está opção sempre que o recurso financeiro for originário de transferência voluntaria da união.
  2. Nesta hipótese é necessário informar se a origem do recurso é nacional ou internacional.
  3. Informe o número do convênio/ano.

3º Passo: Registro de Preço

  1. É registro de preço? Marque está opção quando se tratar de Pregão de registro de preço.
  2. Prazo de Validade: Informe qual a validade da ata de registro de preço.
  3. É permitido carona? Informe se outros órgãos podem aderir a sua ata de registro de preço.

4º Passo: Dados Gerais

1) Nº do Processo: Informe o número do processo de licitação e o ano.

2) Nº do Pregão Eletrônico: Informe o número do pregão eletrônico e o ano.

3) Nº da Dotação Orçamentária: Campo opcional que poderá ser informado quando se tratar de uma dotação orçamentária única. Caso sejam utilizadas várias dotações, estas deveram ser incluídas no edital e no modelo de contrato cadastrado (excepcionalmente para os casos de registro de preços).

4) Modo de Disputa: Escolha entre o modo aberto ou o modo aberto-fechado (para explicação sobre os modos de disputa ver tópicos “Modo aberto” e “Modo aberto e fechado”)

5) Tipo de Intervalo: Selecione entre o menor preço e o maior desconto. (para explicação sobre diferenças entre os tipos de intervalo ver os tópicos específicos de “menor preço” e “maior desconto”).

6) Decimais de Preço: Defina quantas casas decimais poderão ter os lances ofertados, se serão duas ou três.

7) Formato do Lance: Escolha qual deve ser a referência apresentada na sala de disputa e como os licitantes devem se orientar para ofertar os lances.

a) No formato unitário os lances serão ofertados pelo valor unitário do item, ou pela soma dos valores unitário quando houver mais de um item no lote.

b) No formato lote os lances serão ofertados pelo valor correspondente ao total de um lote (soma do valor unitário x o quantitativo de itens no lote).

8) Abrangência de Participação: Esse ponto aplica-se ao edital como um todo.

A) Ampla sem cota ou exclusividade para ME/EPP/COOP: Escolha essa opção quando empresas de qualquer enquadramento puderem dar lance em todos os itens/lotes da licitação.

B) Ampla com cota ou exclusividade para ME/EPP/COOP: Nesta opção você poderá ter em uma mesma licitação lotes sem benefício algum (ampla participação), lotes exclusivos para ME e EPP e ainda lotes com aplicação de cotas exclusivas para ME e EPP. Ao selecionar esta opção, em cada um dos lotes que criar, o pregoeiro deverá escolher uma das opções a seguir: para informar em qual o lote:

  • Exclusivo para ME/EPP: somente será permitida a participação no lote de empresas caracterizadas como ME/EPP.
  • Sem benefício: empresas de qualquer porte podem participar.
  • Aplicar cota: selecione essa opção para aplicar no lote a cota de 25% de exclusividade para ME/EPP. Nessa situação na proposta e na sala de disputa o sistema exibirá o lote principal com 75% do quantitativo do lote com ampla participação e o lote cota com 25% do quantitativo do lote com participação exclusiva para empresas enquadradas como ME/EPP.

C) Exclusiva para ME/EPP: Nesta situação somente empresas ME/EPP poderão participar de todos os lotes do edital. Ao selecionar está opção todos os lotes do edital serão de participação exclusiva para ME/EPP.

9) Preferência Regional: Opte pela aplicação da referência regional quando no edital houver a previsão de aplicação deste benefício (para maiores explicações sobre preferência regional ver “Quando devo aplicar a preferência regional”).

10) Data da publicação e hora do edital: Informe a data e hora da publicação do edital no órgão oficial de publicação dos atos do Município ou Consórcio Público.

11) Início da Disputa:  Informe a data e hora marcada para início da sessão pública de lances e fim do envio de propostas.

12) Data Limite para Impugnação: Este campo será preenchido automático conforme prazo estabelecido no art.24 do Decreto Federal nº 10.024/2019.

01) Linhas de Fornecimento: Neste campo você deverá escolher entre as linhas de fornecimento cadastradas, para fins de divulgação do edital para os fornecedores atuantes na área (para conhecer as linhas de fornecimentos cadastradas veja “linhas de fornecimento disponíveis”). Caso entenda que o produto ou serviço licitado não se enquadra em nenhuma dessas opções, basta entrar em contato conosco que cadastraremos uma nova linha de fornecimento.

02) Objeto do Edital: Neste campo você deve descrever o objeto do edital. É importante descrever bem o objeto com citação dos itens discriminados no termo de referência. Objetos com designação genérica e não claras acarretam baixo índice de participação pelos licitantes.

03) Browse: É o campo em que você fará o upload do edital em formato PDF.

5º Passo: Lotes e Itens

Para facilitar o entendimentos dos fornecedores participantes dos pregões eletrônicos, o sistema da Licitar Digital só trabalha com lotes, nos quais podem ser inseridos um ou mais itens. Desta forma, para uma licitação por itens adicione um item em cada lote.

Clique em “adicionar novo lote” para inserir os lotes.

  1. Tipo de Itens: Defina se é produto ou serviço.
  2. Se você selecionar produto, está opção aparece para que você diga se no ato da proposta o fornecedor deve obrigatoriamente informar marca, modelo/versão e fabricante do produto, ou se essa informação é opcional.
  3. Descrição do Lote: Faça uma breve descrição do lote licitado, informando de qual bem ou serviço se trata.
  4. Valor entre lances: Informe qual será o valor mínimo de intervalo que deverá ser respeitado na sessão pública de lances entre um lance e outro, lembrando que os lances são ofertados por referência ao valor unitário.
  5. Tipo de benefício: Quando a abrangência de participação selecionada for “ampla com cota ou exclusividade” será necessário especificar em qual lote será aplicada cota, ou exclusividade. O lote que não for aplicada cota de 25% para ME/EPP ou exclusividade basta manter a opção sem benefício.
  6. Valor Sigiloso: Caso no edital haja previsão de que o valor de referência deve ser sigiloso, marque está opção. Assim, o valor de referência não será exibido para os licitantes no momento de cadastro da proposta.
  7. Justificativa: Caso a opção seja por sigilo do valor de referência, deve justificar conforme determina o art. 15, §1º do Decreto Federal. 10.024/2019.
  8. Descrição: Faça a descrição detalhada do item conforme termo de referência.
  9. Quantidade: Informe a quantidade desejada do item descrito.
  10. Unidade de Medida: Informe qual será a unidade de medida. Exemplo: quilos, horas, meses, unidade, etc.
  11. Unitário: Informe qual é o valor de referência unitário do item.
  12. Total: Será calculado automático o valor global do item.
  13. Adicionar item ao lote: Clique sempre que desejar adicionar um novo item ao lote.
  14. Adicionar novo lote: Clique caso deseje adicionar um novo lote.

Clique em salvar rascunho.

Sempre salve o rascunho a cada alteração ou informação inserida para que os dados não se percam. Apenas após salvo o rascunho a opção de publicar estará disponível.


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