• (31) 9.9632 . 8346 - (31) 3107.3177 - contato@licitardigital.com.br

Conforme figura abaixo, na tela principal do sistema escolha a opção credenciamento.

Ao clicar você ingressará no módulo Credenciamento.

2. Fases do Credenciamento

1) Rascunho
Nessa fase é feita toda a inserção dos dados mais relevantes do edital para
desenvolvimento do credenciamento eletrônico. São informados os serviços, tais como quantitativos totais disponíveis e valores unitários.
2) Publicado
Essa fase inicia-se com a publicação do edital na plataforma da Licitar Digital, o que confere publicidade através do nosso site. O ato de publicar o edital dispara e-mail para todos os fornecedores cadastrados na linha de fornecimento informada. Nessa fase, a administração não consegue alterar nenhum dado, a menos que cancele a publicação, faça as alterações necessárias e publique novamente. O ato de republicar constará na ATA e enviará o edital novamente a todos os fornecedores cadastrados. Nessa fase os fornecedores podem pedir esclarecimentos e impugnações eletronicamente e, a administração responderá da mesma forma. Os questionamentos e as respostas podem constar na ATA a critério da administração.
3) Habilitação
Começa na data marcada para envio dos requerimentos de participação. A administração deverá analisar individualmente as solicitações e poderá:
a) Habilitar
b) Inabilitar
c) Habilitar com Ressalva
4) Quantitativo
Encerrada a fase de participação a administração distribuirá o quantitativo disponível dos serviços entre os participantes habilitados. O sistema informará nesse momento qual o quantitativo total para o serviço e qual o quantitativo máximo que cada participante se dispôs a aderir. Ao final dessa fase é divulgado na ATA a relação dos participantes habilitados para cada serviço, o quantitativo atribuído a cada um e a relação dos participantes inabilitados.
5) Recurso
Na fase de recurso os participantes poderão recorrer dos atos praticados até o momento. Em especial das inabilitações e ou do quantitativo distribuído. A administração responderá através da plataforma e poderá divulgar o recurso e resposta na ATA. Se houver recurso que altere decisão de inabilitação e o quantitativo distribuído, a administração deverá alterar essas informações na ABA de participantes e de distribuição de quantitativo para que nova relação com o resultado final do processo conste em ATA.
6) Contrato
Mediante modelo de contrato previamente cadastrado, serão gerados e enviados automaticamente os contratos para os participantes habilitados. Para o contrato, aplicamos um sistema de variáveis, que inserem automaticamente no contrato as informações individuais de cada participante. Os contratos depois de assinados serão devolvidos à administração através de upload na plataforma.
7) Finalizado
Após finalizar um processo ele saíra da tela principal e poderá ser acessado no menu de consulta.

3. Como Inserir um Edital de Credenciamento

Ao clicar em novo surge a tela para inserir o edital. O primeiro passo é cadastrar a equipe designada para o credenciamento. Após clique em avançar.

3.1) EQUIPE

1) Escolher equipe anterior: Escolha essa função quando já houve um edital anteriormente cadastrado e você deseja repetir a equipe responsável.
2) Presidente da Comissão de Licitação: Escolha dentre os usuários cadastrados quem conforme portaria do órgão será o presidente da comissão de licitação.
3) Autoridade Competente: Escolha dentre os usuários cadastrados quem é a autoridade competente do órgão. A função de homologar o processo somente estará disponível no login da autoridade competente.
4) Equipe de apoio: Escolha quem fará parte da equipe de apoio para este processo.
Depois clique em avançar.

3.2) DADOS GERAIS

1) Nº do Processo: Informe o número do processo de licitação.
2) Nº da Inexigibilidade: Informe o número da inexigibilidade.
3) Nº do Credenciamento: Informe o número do Credenciamento.
4) Início – Envio de Documentos: Data estipulada para início do envio de documentos pelos participantes e início do recebimento pela administração para análise.
5) Fim – Envio de Documentos: Data estipulada para fim do prazo de envio de documentos.
6) Informe a linha de fornecimento a que se refere o objeto do edital. Consulte ao final desta página as linhas de fornecimento disponíveis.
7) Objeto do edital: Informe qual é objeto do edital.
8) Upload do edital em PDF: Faça o upload do arquivo em formato PDF do edital para que os participantes possam fazer o download. O tamanho máximo permitido é 5MB. Se necessário comprimir o PDF, use o site do iLovePDF.

Em seguida clique em Avançar.

3.3) LINHAS DE FORNECIMENTO DISPONÍVEIS

Neste campo você deverá escolher entre as linhas de fornecimento cadastradas, para fins de divulgação do edital para os fornecedores atuantes na área (para conhecer as linhas de fornecimentos cadastradas veja “linhas de fornecimento disponíveis”). Caso entenda algum serviço não listado ou caso o serviço não se enquadra em nenhuma dessas opções, basta entrar em contato conosco que cadastraremos uma nova linha de fornecimento.

3.4) DOCUMENTOS

Em documentos serão cadastrados e selecionados os documentos que os participantes do credenciamento devem apresentar. Clique em criar documento (figura acima) e a tela abaixo surge para nomear o documento.

1) Selecione a categoria a qual o documento pertence.
2) Nomeie o documento (Esse é o nome que aparecerá para o participante)
3) Caso queira pode criar uma descrição para o documento (está descrição não aparece para o participante).
4) Clique em adicionar.

1) Após criar todos os documentos necessários, selecione os documentos comuns a todos os serviços, aqueles que se referem à pessoa jurídica e não a uma peculiaridade do serviço.
2) Clique em avançar.

3.5) SERVIÇOS

Antes iniciar o preenchimento dos serviços é necessário salvar o rascunho para que todas as funcionalidades estejam disponíveis, em especial a importação de planilha.

Clique em adicionar grupo.

Ao clicar em adicionar grupo, aparecerá na tela a opção acima. Assim, deverá preencher as abas para a inserção do grupo. Ao final clique em adicionar. Ao clicar em adicionar aparecerá a tela abaixo, a qual tem a opção de acrescentar itens ao grupo de serviços. Caso deseje importar os serviços é só clicar em importar serviços, utilizando o modelo de planilha disponível.

Em seguida clique em salvar rascunho.

4. Publicação Edital de Credenciamento

Agora que as informações preenchidas foram salvas já é possível publicar o edital na plataforma. O ato de publicar:
 Torna o edital disponível para consulta pública.
 Habilita o envio de esclarecimentos ou impugnações e torna possível responder os fornecedores através da plataforma.
 Dispara e-mail divulgando o edital para todos os fornecedores da plataforma cadastrados na linha de fornecimento informada no preenchimento do edital.
 Cria a ata do processo informando a data de publicação na plataforma e o objeto.
 Somente publique o edital na plataforma da Licitar Digital após publicá-lo nos órgãos oficiais.

5. Solicitações

Depois de publicado, o edital é divulgado aos fornecedores cadastrados na plataforma e é possível solicitar esclarecimentos e impugnações através do sistema. Para visualizar e responder, a administração deve acessar a aba “Solicitações” e clicar em responder agora.

Em seguida, aparecerá a tela abaixo com local designado para digitar a resposta. Observe que o fornecedor pode encaminhar documento anexo à solicitação. Cabe à administração decidir se publica ou não na ata a solicitação e sua respectiva resposta, tornando este conteúdo de conhecimento geral, uma vez que fará parte da ata do processo. Caso não inclua na ata, apenas o solicitante receberá a resposta por email.

6. Habilitação

A fase de habilitação começa na data marcada para início do envio de documentos. A partir dessa data os interessados podem enviar seus documentos para análise pelo órgão público. Na aba “participantes” clique em analisar fornecedor para analisar a primeira proposta.

Nesta tela abaixo é possível visualizar os dados gerais do participante e se ele se declarou ME/EPP/Coop.

1) Clique sob o documento para fazer o download e analisá-lo.
2) Após analisar escolha entre as opções aprovado ou rejeitado.
3) Se o documento for rejeitado escreva uma justificativa breve, tal como: vencido, incompleto.

Diante dos documentos avaliados decida se o participante deve ser habilitado, inabilitado ou habilitado com ressalva clicando na aba selecione. Nos casos de inabilitado e habilitado com ressalva é obrigatório descrever o motivo no campo justificativa que aparece logo abaixo. Após realizar tal procedimento, clique em salvar e notificar fornecedores.

Ao salvar os fornecedores participantes receberão por e-mail uma comunicação com o resultado da análise.
 Se o participante foi inabilitado em algum serviço, ele será informado sobre qual documento foi rejeitado. Enquanto durar a fase de habilitação será possível enviar nova proposta substituindo os documentos rejeitados para análise da administração.
 Se o participante foi habilitado com ressalva em algum serviço, ele será informado sobre qual documento foi rejeitado. Assim como na inabilitação, será possível ao participante substituir os documentos rejeitados e enviar nova proposta até o encerramento da fase de habilitação, o qual ocorre quando a administração clicar em:

Em relação ao serviço, o participante deve ser:
HABILITADO: quando todos os documentos analisados forem aprovados.
INABILITADO: quando pelo menos um documento analisado for rejeitado.
HABILITADO COM RESSALVA: Quando documentos de caráter fiscal ou trabalhista forem rejeitados no caso do participante ser MEI/ME/EPP/Cooperativa, nos termos do § 1º do art. 43 da Lei Complementar nº 123/2006.

Após clicar em “Salvar e notificar fornecedor” gere o relatório de conferência clicando em imprimir. Esse relatório pode ser impresso para compor o processo licitatório, assim como pode ser arquivado no computador do servidor. Os documentos apresentados estão no formato de link, sendo que ao clicar sobre o nome do documento no relatório em PDF o documento será aberto. No relatório saem informações relativas à avaliação dos documentos e a data em que o fornecedor foi notificado.

Ao finalizar o prazo para habilitação, e encerrada a avaliação de todos os participantes certifique-se que todos estão habilitados ou inabilitados nos serviços, ou seja, que não há nenhum serviço habilitado com ressalva, haja visto que os participantes habilitados com ressalva que não sanarem as
pendência no prazo estipulado no edital devem ser inabilitados.

Ao clicar em finalizar habilitação no topo da página, está encerrada a fase de habilitação, e, não será possível alterar a análise frente à habilitação ou inabilitação de um participante, apenas se este recorrer da inabilitação na fase de recurso.

7. Quantitativo

Na fase de distribuição do quantitativo deve-se efetuar a distribuição do quantitativo do serviço entre os participantes habilitados, observando qual a quantidade máxima cada participante se dispôs a aderir, e qual a quantidade disponível para ser distribuída.

O sistema está parametrizado para não permitir que seja distribuído para um participante mais que o valor total disponível, nem mais que cada participante se dispôs a aderir. Finalizada a distribuição do quantitativo será divulgada na ata a relação dos participantes inabilitados e dos habilitados com o quantitativo distribuído para cada um, essa ação ocorrerá ao clicar em “iniciar fase de recurso”.

8. Recurso

Na fase de recurso os participantes poderão recorrer da inabilitação. Os recursos aparecerão na aba de solicitações, mesma aba em que os esclarecimentos e impugnações foram respondidos.

Após analisar o recurso, digite a resposta na tela abaixo. Se o recurso for deferido, clique em deferir recurso, decida se o recurso e a resposta devem constar na ata. Na sequência clique em responder. O ato de deferir recurso vai liberar a aba de participantes e de quantitativo para sejam efetuadas as alterações em relação a inabilitação, bem como a redistribuição de quantitativo.

Na resposta ao recurso vai constar que este foi deferido.

Se algum recurso for deferido, ao clicar em finalizar fase de recurso será publicada na ata nova relação de habilitados e quantitativos redistribuídos.

Obrigatoriamente, em atendimento ao art. 109 da Lei Federal nº 8.666/93 a fase recursal deve durar no mínimo 05 dias úteis.
Para finalizar a fase recursal, após analisar todos os recursos, ou, caso transcorram 05 dias úteis sem interposição de nenhum recurso, deve-se clicar no topo da página em “finalizar fase do recurso”.

9. Homologação

Após finalizada a fase de recurso o processo deve ser homologado pela autoridade competente. Neste momento a autoridade competente, designada no momento que o edital foi inserido, deve acessar o sistema através do seu login e senha. A autoridade competente poderá conferir todos os atos praticados no processo, em especial, através da leitura da ata. Posteriormente, deverá homologar o processo ao clicar em “homologar processo”.

10. Contratos

Com o processo homologado é possível enviar para o e-mail do participante o contrato.

1) O primeiro passo é escolher o contrato dentre os previamente cadastrados

2) Clique em numerar e coloque o número do primeiro contrato. O sistema numerará os demais em sequência. Informe apenas o número, o ano é preenchido automaticamente.

3) Nessa opção é possível gerar em formato PDF o contrato de cada participante.


4) Ao clicar nessa opção os contratos serão enviados por e-mail aos participantes selecionados.

5) Nessa opção será possível visualizar em formato PDF o contrato que o participante anexou após assinar.

6) Após selecionar os fornecedores desejados, clique nessa opção para gerar o extrato de contratos.

Quanto à assinatura do contrato, o e-mail enviado aos participantes, irá informa-los que eles podem assinar eletronicamente e devolver o contrato via upload, ou imprimir, assinar, fazer upload na plataforma e encaminhar para a administração pelos correios. Enquanto o processo estiver na fase de contrato os participantes conseguirão fazer upload do contrato.

EXTRATO DE CONTRATOS – RELATÓRIO PARA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO
Ainda na aba de contratos ou mesmo depois de finalizado o processo, é possível gerar o extrato de contratos que cumpre a função de relatório informativo para encaminhamento aos para órgãos oficiais de publicação da administração. Basta selecionar os contratos que devem constar no
relatório e clicar em extrato de contratos (opção nº 6 da figura acima).
O relatório conterá os seguintes dados:
a. Nº do contrato
b. Nº do processo
c. Nº da Inexibilidade
d. Nº do Credenciamento
e. Nome do órgão público contratante
f. Nome do contratado
g. Nº do CNPJ
h. Valor total
i. Objeto.

11. Finalização do Contrato

Na fase de contratos, quando os contratos já estiverem sido devolvidos assinados, para retirar o processo da tela inicial do módulo de credenciamento e alterar a fase do processo de “contrato” para “finalizado”, basta clicar em “finalizar processo” no topo da página, e o processo será finalizado.
Ele deixará de ser exibido na tela principal de editais, mas poderá ser consultado no menu de consulta. Não é possível alterar qualquer informação em um processo finalizado, apenas efetuar consultas, imprimir atas, gerar relatórios e ou duplica-lo para serem aproveitadas as informações.

12. Notificações

No topo da tela temos o “sininho” apresentado acima. Nesse ícone estará as seguintes notificações ao usuário:

 Esclarecimento, Impugnação e Recurso
 Alteração de Proposta por parte do participante para nova análise.

13. Configurações

Menu situado no canto esquerdo da tela, traz dois submenus. Modelos de documentos e tipos de documentos.
MODELOS DE DOCUMENTOS
É possível alterar um documento criado para o contrato ao clicar em modelos de documentos.

Basta clicar em modelos de documentos e fazer as alterações necessárias. E depois clicar em “salvar rascunho”.

14. Processos Finalizados

Após ser finalizado, um processo pode ser consultado através do menu de consulta situado no canto esquerdo da página.


Parse error: syntax error, unexpected '' ) ); ?></div>' (T_CONSTANT_ENCAPSED_STRING), expecting ')' in /opt/bitnami/apps/wordpress/htdocs/wp-content/themes/Tag2Website/comments.php on line 33